Formação Somatic Experiencing SE®

FORMAÇÃO DE SOMATIC EXPERIENCING SE- EXPERIÊNCIA SOMÁTICA (SE)

Conheça o método Somatic Experiencing (SE)!

Uma abordagem terapêutica psicológica poderosa para tratamento do trauma físico e emocional.
O que é o trauma?

O trauma pode começar como um estresse intenso que surge em situações percebidas como de potencial ameaça à vida, como acidentes, procedimentos médicos invasivos, abusos sexual, físico ou emocional, situações de negligência, guerras, desastres naturais, perdas, traumas de nascimento, ou situações estressantes recorrentes de medo e conflitos que vão se acumulando com o tempo.

A abordagem do SE entende que o trauma não é causado pelo evento em si, mas que se desenvolve  por uma incapacidade do corpo, da mente e do sistema nervoso de processar estes eventos estressantes.
Dr. Peter Levine, o psicólogo e biofísico norte-americano que desenvolveu esta abordagem, descobriu que os animais selvagens possuem uma capacidade natural de se refazer biologicamente das situações de estresse e de ameaça à sobrevivência pelas quais eles passam de forma rotineira. Os seres humanos possuem a mesma capacidade, mas por excesso de racionalizações e julgamentos, acabam perdendo-a parcialmente, resultando em uma série de sintomas físicos e psicológicos que causam sofrimento, e perda de confiança na vida.
Como a abordagem SE funciona?
A abordagem SE atua sobre o comportamento do sistema nervoso autônomo, por meio da conscientização das sensações corporais relacionadas à situação traumática.
Ao focalizar e direcionar a  percepção sensório-motora em seu corpo, o cliente expressa e libera, gradualmente e de forma segura, a hiperativação das energias de sobrevivência que permaneceram presas após o evento traumático.
Desta forma, o cliente pode encontrar um novo significado para seu sofrimento, restaurando assim seu equilíbrio interno, melhorando sua resiliência a situações futuras estressantes, aumentando sua vitalidade e capacidade de se engajar nas atividades da vida.
Como o profissional de SE (Sezista) atua?
O profissional  de SE atua de diversas formas e em diferentes locais e situações.
Pode prestar primeiros socorros psicobiologicos em casos de desastres, com as a vítimas ainda no local ou já passando por atendimento num hospital.
Pode atuar em conflitos de qualquer natureza, intervindo e tranquilizando todos os envolvidos para facilitar um atendimento mútuo.
Pode também tratar terapeuticamente os sintomas associados ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático, fazendo sessões em sua sala de atendimento.

Quem pode praticar o SE?
Profissionais de diversas áreas podem participar dos treinamentos e atuar como praticantes de SE (SEP), desde que obtenham o certificado junto à Associação Brasileira do Trauma (ABT).
O SE é uma ferramenta poderosa para quem já trabalha com atividades que lidam com o trauma, como terapeutas e psicólogos, mas também para os profissionais de saúde em geral, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos, assistentes sociais, e outros profissionais.

Conteúdo Programático
👉Iniciante (1, 2 E 3)
Conhecimento dos princípios básicos de SE, aprendizado e desenvolvimento de habilidades para exercer intervenções simples.

👉 Intermediário (1, 2 E 3
Maior aprofundamento no estabelecimento das habilidades necessárias para propiciar a renegociação do trauma. Conhecimento, estudo e compreensão das diferentes categorias de trauma, suas causas e cuidados especiais para abordá-las.

👉 Avançado (1 E 2)
Aprendizado da relação entre trauma e as várias síndromes, tais como fibromialgia, enxaqueca, fadiga crônica, transtorno do pânico, entre outras.
Ampliação da compreensão das raízes fisiológicas do trauma.
Ampliação das habilidades terapêuticas de renegociação do trauma nas diferentes categorias.
Integração dos princípios e ferramentas de SE a área de trabalho específica do profissional.

Coordenação Aracaju/SE
Rita Rodrigues
Inscrição e mais informações no site – ABT
Associação Brasileira do Trauma
www.traumatemcura.com.br